Unidade Infeções Osteoarticulares
É uma unidade multidisciplinar dedicada ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de infeções que atingem o sistema osteoarticular.
O que é
A Unidade de Infeções Osteoarticulares (GRIP) do grupo ORTOCENTRO, a funcionar no Hospital CUF Trindade, é uma unidade multidisciplinar dedicada ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de infeções que atingem o sistema osteoarticular.
Sob a coordenação do Prof. Doutor Ricardo Sousa (Ortopedista) e Dr. Miguel Abreu (Infeciologia) tem vindo a desenvolver um trabalho em equipa altamente diferenciado com provas dadas na prática clínica e investigação científica que a tornam uma referência não só no Porto como a nível nacional e mesmo internacional.
As infeções osteoarticulares encerram inúmeras especificidades. Por um lado, o diagnóstico é frequentemente difícil pois muitas vezes a infeção não é evidente traduzindo-se “apenas” em dor persistente e falência inexplicada de sucessivas cirurgias de revisão sem que nunca estejam presentes os tradicionais sinais clínicos de infeção. Por outro lado, mesmo após se ter feito o diagnóstico, o tratamento é difícil e laborioso e tradicionalmente associado a taxas de falência elevadas potenciando assim as suas consequências adversas.
Embora existam formas de infeção em ossos e articulações nativas (artrite séptica e/ou osteomielite), hoje em dia as formas mais comuns são infeções subsequentes a intervenções cirúrgicas (pós-fraturas, próteses, etc).
A equipa compromete-se a utilizar as melhores estratégias diagnósticas e terapêuticas à luz dos conhecimentos atuais e baseada em experiência acumulada no seio da equipa e garante um acompanhamento sempre em contexto de consulta de grupo.
Assim, numa única vinda ao hospital será avaliado pelas diferentes especialidades envolvidas no seu tratamento melhorando de forma indiscutível a articulação entre todos.
Oferecemos condições para que estes doentes realizem no próprio dia da consulta todos os estudos complementares de diagnóstico normalmente necessários nestas situações.
Após a avaliação inicial ou eventualmente após a realização de um ou outro exame de diagnóstico complementar adicional, será elaborado um plano/proposta de tratamento que será apresentado e discutido de forma individual.
Principais patologias:
- Infeção de Prótese Joelho
- Infeção de Prótese Anca
- Infeção de Prótese Ombro
- Infeção de Prótese (outras)
- Osteomielite (qualquer osso)
- Infeção relacionada com fraturas
- Pseudartrose infetada
- Artrite Séptica e sequelas
Principais tratamentos:
- Revisão de Prótese Infetada num tempo único
- Revisão de Prótese Infetada em dois tempos
- Tratamento de infeção associada a fratura com preservação de material
- Tratamento de pseudartrose infetada
- Tratamento de Osteomielite
- Tratamento de Defeitos Ósseos infetados