Lesão de Slap
O que é
No interior da articulação do ombro, existe uma região complexa de inserção conjunta do tendão da longa porção do bicípite no labrum articular, uma estrutura fibrosa semelhante a um vedante, que estabiliza a articulação do ombro. Esta zona é sujeita a forças de distensão repetitivas em determinados movimentos e posições do ombro, podendo ocorrer a desinserção ou fissuras no ponto de inserção do tendão bicipital.
Quais as causas das lesões SLAP?
As lesões SLAP podem ser causadas por movimentos repetitivos do braço acima da cabeça, como lançar uma bola, quedas sobre o braço ou ao levantar objetos pesados. Atletas e profissionais que realizam esforços repetidos acima da cabeça têm maior risco de desenvolver essas lesões, sendo os casos mais típicos os lançadores no basebol, tenistas e jogadores de padel.
Os sintomas das lesões SLAP
A dor no ombro pode surgir subitamente ou gradualmente, com ou sem trauma ou sobrecarga excessiva. A dor geralmente é sentida na parte posterior e profunda do ombro, podendo também haver sensação de clique, ressalto ou redução na performance. Em certos casos, a dor pode irradiar para região anterior do braço, inclusivé com sensação de formigueiro até à mão.
Qual é o tratamento para as lesões SLAP?
- Tratamento conservador: É a primeira opção para lesões causadas por sobrecarga ou sem trauma significativo. Após um controlo eficaz da dor com medicação, repouso e aplicação local de gelo, a reabilitação orientada permite otimizar a musculatura em redor do ombro e reforçar os estabilizadores desta região. A melhoria do gesto técnico e o envolvimento da musculatura do tronco, anca e até membros inferiores podem ajudar a evitar as recidivas nos casos associados aos movimentos repetitivos.
- Tratamento cirúrgico: É considerado quando as lesões são causadas por trauma, estão associadas a outras lesões tendinosas, ósseas ou ligamentares, e quando há necessidade de recuperação mais rápida e completa. A reparação da lesão tem sido associada a um maior risco de rigidez, pelo que a transposição da inserção do tendão da longa porção do bicípite para outra região do ombro pode permitir uma recuperação mais rápida e com maior sucesso na eliminação da dor e retorno desportivo ou à atividade profissional.
Para mais informações ou agendar consulta entre em contacto aqui.