Artrose do Cotovelo
O que é
O cotovelo é uma articulação bastante estável e sujeita a cargas menores que outras articulações, como a anca e o joelho. No entanto, o desgaste progressivo da cartilagem que recobre a articulação pode ocorrer, levando à artrose do cotovelo, uma causa importante de dor e incapacidade.
Quais são as causas de artrose do cotovelo?
Apesar de ainda não serem totalmente conhecidas as causas que levam à perda da cartilagem articular que ocorre com o avançar da idade, certas condições podem ser responsáveis pelo seu desenvolvimento ou agravamento. Por exemplo, a artrite reumatóide é uma doença inflamatória caraterizada pela destruição agressiva das articulações e o cotovelo é uma das regiões onde se pode manifestar, sobretudo em casos mais avançados e sem o devido controlo da doença com a medicação. A artrose também pode desenvolver-se após fraturas ou luxações do cotovelo que danifiquem a superfície articular, sendo esta uma causa frequente.
Que sintomas estão associados à artrose do cotovelo?
Os sintomas mais tipicamente associados à artrose do cotovelo são a dor e sobretudo a rigidez da articulação, com limitação da extensão e flexão completas, mas também da capacidade de rodar a palma da mão nos movimentos conhecidos como pronação e supinação. Em casos mais graves ou de mais longa evolução, pode ser notada uma deformidade progressiva do cotovelo, que também contribui para a desequilíbrio ligamentar e a disfunção da articulação.
Quais os tratamentos disponíveis para a artrose do cotovelo?
Em fases iniciais ou quando os sintomas são mais ligeiros, medidas conservadoras como a toma de analgésicos ou anti-inflamatórios e repouso podem reduzir a dor. A fisioterapia pode ajudar a melhorar ou abrandar a perda de mobilidade caraterística da artrose do cotovelo. A artrose é uma doença degenerativa progressiva e atualmente ainda não são conhecidos tratamentos que possam interromper, abrandar ou regredir este desgaste.
Quando a doença progride para situações em que a dor e rigidez são incapacitantes, apesar do tratamento conservador, existem opções cirúrgicas para melhorar a e função do cotovelo e a qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia artroscópica poderá ser uma opção em estadios pouco avançados da doença.
Nos casos mais graves, as próteses do cotovelo são uma opção a considerar, sobretudo em doentes com idade mais avançada e menor exigência funcional. Isto deve-se ao facto das próteses do cotovelo ainda não terem alcançado a longevidade de outras articulações (como o ombro, joelho ou anca), pelo que são sujeitas a maior desgaste e mais rapidamente, sobretudo em doentes que necessitam realizar esforços ou trabalhos mais pesados.
No entanto, as próteses do cotovelo podem melhorar significativamente a qualidade de vida e os avanços na tecnologia têm permitido desenvolver implantes cada vez mais duradouros e personalizados.
Para mais informações sobre tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para a artrose do cotovelo, agende consulta com um dos nossos especialistas aqui.