Prof. Dr.

Ricardo Rodrigues Pinto

Médico especialista em Coluna Vertebral

Atividade atual

Diretor da Unidade Vertebro-Medular, Serviço de Ortopedia, Departamento de Ortofisiatria. Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António

Assistente Hospitalar de Ortopedia e Traumatologia, Serviço de Ortopedia, Departamento de Ortofisiatria. Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António

Coordenador do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Trindade

Coordenador da Unidade da Coluna Vertebral do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Trindade

 

Estágios Internacionais

Endoscopia da coluna vertebral – Intensive Training Course for Full-endoscopic Surgery of the Lumbar Spine – 20 e 21 de setembro de 2021

Endoscopia da coluna vertebral – Joimax® Cadaver Workshop Karlsruhe - 23 e 24 de Setembro de 2021

Cirurgia minimamente invasiva (Maio 2017), realizado na Clinic of Magdeburg gGmbH. Magdeburg, Alemanha, sob a supervisão do Dr. Jorg Franke

Estágio observacional em Cirurgia de Coluna (Maio/Junho 2015), realizado no Rothman Institute/ Thomas Jefferson University. Philadelphia, 
Estados Unidos da América, sob a supervisão do Dr. Alexander Vaccaro.

Estágio em Cirurgia de Deformidades de Coluna (Abril 2015), realizado no Centre Hospitalier Universitaire de Bordeaux, France sob a supervisão do Prof. Jean Marc Vital e Dr. Ibrahim Obeid. 

EFORT Spring Travelling Fellowship (Maio 2014). Estágio observacional realizado em Estocolmo e Gotemburgo (Suécia) 

Fellow em Cirurgia de Coluna (Out 2011 - Março 2014). Fellow contratado em cirurgia de Coluna, Department of Spinal Surgery. Salford Royal NHS Foundation Trust. Manchester, Reino Unido

Artroscopia do Tornozelo e Endoscopia do retropé (Set 2009 – Out 2009), realizado no Department of Orthopedic Surgery and Orthopedic Research Center, Academic Medical Center, Amsterdão, Holanda, sob a supervisão do Prof. Niek van Dijk.

Cirurgia do Membro inferior (Dez 2009), realizado no Institute Dexeus. Barcelona, Espanha, sob a supervisão do Prof. Villarrubias.

Ortopedia

Diretor da Unidade Vertebro-Medular, Serviço de Ortopedia, Departamento de Ortofisiatria. Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António. Portugal (janeiro 2020 - presente)

Assistente Hospitalar de Ortopedia e Traumatologia, , Serviço de Ortopedia, Departamento de Ortofisiatria. Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António. Portugal (maio 2016 – presente)

Coordenador do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Trindade (Out 2022 – presente)

Coordenador da Unidade da Coluna Vertebral do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Trindade (Out 2022 – presente)

Hospital Privado de Braga Centro. (Fev. 2017 – 2022)

Hospital de São Francisco, Ordem Terceira de São Francisco, Porto (Mar 2015 – 2022)

Hospital de Santa Maria, Porto (2022)

Clínica Médica da Foz (2021)

Fellow do European Board of Orthopaedics and Traumatology (Outubro 2016)

Fellow em cirurgia de coluna (Out 2011 - Março 2014)
Department of Spinal Surgery. Salford Royal NHS Foundation Trust. Manchester, Reino Unido

Internato de Ortopedia e Traumatologia
Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António. Portugal (Jan 2007 – Dez 2016)

Internato do Ano Comum
Centro Hospitalar de São João, Porto. Portugal (Jan 2006 – Dez 2006)


Ensino

Professor convidado de Ortopedia
Disciplina de Ortofisiatria, 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto. Portugal (2016– presente)

Formador do tema “Traumatologia Vertebro-Medular”, inserida na Cadeira de Medicina de Emergência, 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto. Portugal (2014 – 2018)

Formador em células estaminais e medicina regenerativa. Atividade organizada pela Universidade de Manchester (2011-2014)

Orientador e arguente de teses de mestrado em Medicina (ICBAS)
 

Licenciatura em Medicina

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Portugal (2009-2015)

 

Doutoramento (PhD)

Spine Research Group, Faculty of Medical and Human Sciences, The University Manchester, Reino Unido (2011 – 2015)
Tese: Isolation and phenotypic characterization of human notochordal cells: Implications for novel regenerative intervertebral disc therapies.

PRÉMIOS

1. Prémio Melhor Poster
Atribuído ao trabalho “Osteoma osteoide: 20 doentes tratados com radiofrequência”, de que é coautor, apresentado no XXIX Congresso Português de Ortopedia e Traumatologia em 2009.

2. Nomeação para Melhor comunicação livre (seleção final de 13 comunicações)
Atribuído à comunicação livre “Artroplastia Total do Tornozelo: Análise prospetiva de 34 casos”, de que é primeiro autor, apresentada no XXX Congresso de Ortopedia e Traumatologia 2010.

3. Prémio Melhor Nota Clínica/ Artigo de Revisão da Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia em 2010
Atribuído ao artigo “Tratamento artroscópico das lesões do ligamento luno-piramidal. A propósito de 2 casos clínicos”, de que é coautor.

4. Bolsa de Doutoramento do Programa de Formação Médica Avançada
Programa de Doutoramento para Médicos promovido pela Fundação Gulbenkian e Fundação Champalimaud e financiado pela Fundação Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia e Apifarma em 2010.

5. Prémio Melhor Nota Clínica/ Artigo de Revisão da Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia em 2011
Atribuído ao artigo “Osteonecrose dos sesamoides do hallux no bailado. Revisão da literatura”, de que é primeiro autor.

6. Prémio Jorge Mineiro 2013
Atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia ao trabalho científico: “Isolamento e caracterização das células da notocorda humana: Implicações para o desenvolvimento de terapias celulares para a doença degenerativa discal”, de que é primeiro autor.

7. Bolsa de Viagem “Faculty of Medical and Human Sciences Postgraduate Travel Fund 2014
Atribuída pela Faculty of Medical and Human Sciences, The University of Manchester, Reino Unido para apresentação do trabalho: “Human foetal notochordal cells: their isolation and phenotypic characterisation”, de que é primeiro autor.

8. Representante português no Spring Traveling Fellowship da EFORT em 2014

9. Prémio AOSPINE para melhor publicação na Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia em 2014
Atribuído ao artigo “Espondilolise e espondilolistese ístmica de grau I no adolescente: análise retrospetiva de 30 casos”, de que é coautor.

10. Short-term fellowship em cirurgia de coluna do IGASS em 2015
Bolsa atribuída pelo IGASS (International Group for the Advancement in Spinal Science) para realização de fellowship com a duração de 4 semanas realizado na Unité D’orthopédie – Traumatologie, Rachis 1 – Groupe Hospitalier Pellegrin, CHU de Bordeaux, França. A bolsa suportou todos os custos durante a realização de um estágio de cirurgia de coluna, sendo a seleção feita de entre candidatos de todo o mundo (internos ou especialistas), com base na avaliação do Curriculum Vitæ.

11. “Diploma de Louvor”
Atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia no seu Congresso Nacional de 2015 pela obtenção do grau de Doutor em Ciências Médicas atribuído pela Faculty of Medical and Human Sciences, da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

12. “Menção Honrosa – Melhor poster”
Atribuída ao póster “Reconstrução do LCA no atleta em idade pediátrica”, apresentado nas IV Jornadas Médico-Desportivas de Guimarães em 2015.

13. “Prémio melhor poster de coluna”
Atribuída ao póster “Crouzon Syndrome. A rare cervical spine kyphotic abnormality”, apresentado 36º Congresso Nacional de Ortopedia, que decorreu em Coimbra, 26-28 Outubro de 2017.

14. “Nomeação para melhor comunicação livre” (seleção das 5 melhores comunicações livres do congresso)
Atribuída ao trabalho  “Incidência de lesões tendinosas em fraturas do tornozelo e retropé e sua associação com a gravidade da fratura?”, apresentado 38º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, que decorreu em Viseu, de 25-27 de Outubro de 2018

15. “Nomeação para melhor comunicação livre” (seleção das 3 melhores comunicações livres do congresso)
Atribuída ao trabalho  “Preditores de lesão medular e de falência cirúrgica na fratura-luxação cervical: análise de 71 casos?”, apresentado VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, que decorreu no Porto, de 31 de Outubro a 2 de Novembro de 2019

16. “Nomeação para melhor poster de coluna” (seleção das 10 melhores comunicações posteres)
Atribuída ao trabalho  “Odontoid Fractures: A Critical Review of Current Management and Future Directions?”, apresentado Congresso EFORT, que decorreu em Lisboa, de 5-7 de Junho de 2019

17. Prémio Melhor Poster
Atribuído ao trabalho “Descrição e discussão da abordagem cirúrgica na ressecção em bloco de um condrossarcoma lombar”, apresentado no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, 2022.

 

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Autor de mais de 60 artigos originais em revistas nacionais e internacionais, incluindo as revistas mais conceituadas na área da Medicina, Ortopedia e da Cirurgia de Coluna como o Journal of Bone and Joint Journal, The Spine Journal, European Spine Journal, Global Spine Journal, Bone and Joint Journal, BMJ Open, entre outras. Autor de centenas de comunicações orais e pósteres em Congressos nacionais e Internacionais. Palestrante convidado em dezenas de cursos e congressos nacionais e internacionais.


CARGOS GOVERNAMENTAIS /INSTITUCIONAIS (UNIÃO EUROPEIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE PORTUGUÊS)

Perito da Comissão Europeia para a avaliação de dispositivos médicos na área de Ortopedia (804/PP/GRO/CODEL/20 (2019/C 323/05))

Membro do “Grupo de Trabalho para estudar os diferentes modelos organizativos no funcionamento dos Blocos Operatórios”, nomeado pela Secretária de Estado da Saúde, Prof. Raquel Duarte Bessa de Melo (Abril-Jul 2019) (Diário da República, 2.ª série — N.º 41 — 27 de fevereiro de 2019).


GRUPOS DE ESTUDO/ INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAIS

AO SPINE KNOWLEDGE FORUM SPINAL CORD INJURY Associate Member
AO SPINE RECODE-DCM Steering Committee Member
AO SPINE KNOWLEDGE FORUM DEGENERATIVE


CERTIFICAÇÕES

Ordem dos Médicos (OM: 45207), Portugal (Out 2005 – presente)
General Medical Council, Reino Unido (2011 – 2014)


MEMBRO DE SOCIEDADES INTERNACIONAIS

Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (2009 ‐ presente)
Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (1º Secretário da Assembleia geral 2021-2022; Secretário geral 2023-2024)
North American Spine Society (2010 ‐ presente)
Orthopaedic Research Society (2010 – 2014)
European Orthopaedic Research Society (2010 – presente)
AOSpine (2016 – presente)

Marcar Consulta
Consulta Dados pessoais Data
Dia da semana 09:00 - 13:00 13:00 - 17:00 17:00 - 21:00
Segunda feira
Terça feira
Quarta feira
Quinta feira
Sexta feira
Sábado - -
Domingo - -
Informação sobre Cookies

O nosso website utiliza cookies para permitir o seu correto funcionamento e para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar neste website, está a concordar com a nossa Política de Cookies.